Writing, Flying and Huevos Revueltos

September 22, 2005

De como santo Antônio apareceu em Olaria, MG

Num texto entitulado História de Olaria, apresentado no frontíspício de um caderno editado pela prefeitura de Olaria, MG, sem data, é contada a história seguinte (como o texto é longo, trancrirei uma parte) :

"[...] o desaparecimento de um escravo chamado Isidoro, da Fazenda Passa Tempo, de propriedade do Coronel da Guarda Nacional João Caetano Rodrigues. Tal escravo era bem quisto na fazenda e a esposa do coronel Rodrigues, Sinhá Umbelina Josephina da Cunha, fez inúmeras orações para seu santo de devoção, pedindo a volta do escravo. Ela rezava terços pedindo a intercessão de Santo Antônio. Até que certo dia o escravo reapareceu e lhe contou uma história que lhe causou espanto e, logo foi transformada em 'milagre' pelo povo da região. A história é a seguinte: Perdido pela mata virgem, o escravo Isidoro vagou dias seguidos, comendo o que encontrava na floresta até que lhe aparecesse um homem misterioso, trajando veste escura e cordão amarrado à cintura. O homem lhe falou de Deus e, também, lhe mostrou o caminho para a casa de seus senhores.

[...] A história foi considerada como uma aparição de Santo Antônio, que passa a ser o novo padroeiro do povoado, além de ser motivo para sua nova denominação : Santo Antônio da Olaria. Anos mais tarde, Sinhá Umbelina fez promessa de mandar construir uma capela em homenagem ao Santo. A promessa foi cumprida e em 1872, de 16 a 19 de julho aconteceram as festividades de benzedura e inauguração da capela, que devido ao porte do povoado foi elevado à condição de Matriz.

[...] os progressos sofridos pela localidade no período de 1850 a 1920, foram graças, principalmente aos esforços dos coronéis João Caetano Rodrigues e Procópio Theolino de Paula. O primeiro agraciado com o título de fundador do Distrito e paróquia de Santo Antônio de Olaria. [...]"


Acrescentei esta história na Wikipédia, a enciclopédia livre, aonde é questão de Olaria, Minas Gerais. Tenho em minhas mãos o caderno no qual se encontra a história, cedido à mim por Adail de Oliveira em janeiro de 2004.

2 comments:

  1. Very pretty design! Keep up the good work. Thanks.
    »

    ReplyDelete
  2. Hey what a great site keep up the work its excellent.
    »

    ReplyDelete

Un peu de retenu, SVP! LOL :))