Writing, Flying and Huevos Revueltos

July 26, 2007

Santo remédio, o óleo de rícino! (CASTOR OIL).

(Vejam tbém aqui um assunto relacionado com este post).

Sabem a mamona? Aquela q tem em todo lugar no Brasil? Ao menos tinha há 20 anos... aquela q a gente fazia as folhas, enomes, de sombrinha, qdo éramos crianças... quem não fez isso perdeu parte da infância. Sabem? Ela dá o óleo de rícino. Não sei se chamam a mamona de rícino. Só sei q o óleo de rícino vem da mamona, que em inglês é conhecido com Castor Oil (óleo de castor).

Muito prescrito por Edgard Cayce, é um dos remédios mais importantes proposto por ele. Aplicado sobre o ventre, é absorvido imediatamente pelo sistema linfático. Assim o sistema é fortificado.

O óleo tem efeito terapêutico para todo o corpo e aumentado a imunidade. Comprimidos de óleo rícino fazem agora parte do tratamento holístico de AIDS, nos EUA (cf. Carolyn Myss e Dr. Norman Shealy - Aids, Passageway to Transformation). Pode ser aplicada no rosto e testa contra dor de cabeça e sinusite; uma gota na orelha contra dor de ouvido; sobre o peito contra a bronquite; à garganta contra dor de garganta; localmente, alivia a acne e outros problemas de pele.
ÓLEO DE RÍCINO

Muito usado na medicina ayurveda, o óleo de rícino possui sabor doce/amargo, é adstringente e tem propriedade quente - é indicado para pessoas com Vata em excesso pois alivia a secura da pele. Além de possuir propriedades curativas, ele tbém tem propriedades nutridoras e um efeito alcalino no corpo. Para uso oral, está indicado para constipação, gases, cólicas e úlceras. Auxilia na eliminação de toxinas acumuladas devido a problemas digestivos e atua como afrodisíaco, quando misturado ao leite, aumentando a longevidade.

O óleo de rícino, de acordo com Edgar Cayce, é bom para:
Acne (uso interno),
Zumbidos no ouvido
(cataplasma),
Seios doloridos ou com problemas em mulheres que amamentam
(cataplasma),
Alergia ao pólen (uso tópico em massagens com o óleo quente nos sinus),
Amigdalite (inflamação das amígdalas),
Angústia (
(cataplasma no abdomen),
Apendicite
(cataplasma),
Artrite
(cataplasma e uso interno),
Cálculos da vesícula biliar
(cataplasma e uso interno),
Celulite
(cataplasma e uso interno),
Problemas nos cabelos como calvície
(cataplasma e uso interno),
Constipação
(cataplasma e uso interno),
Pernas pesadas e inchadas
(cataplasma e uso intrno), ,
Fígado preguiçoso
(cataplasma no fígado),
Hemorróidas (cataplasma),
Insônia
(cataplasma no abdomen e região do peito),
Otite (cataplasma),
Ronco (cataplasma),
Verrugas (uso tópico, m
isturado ao bicabornato de sódio).

Para fins terapêuticos, l' óleo deve ser extraído por pressão a frio e 100% puro; pode ser aplicado à frio ou, para mais eficácia, quente. A qualidade da sua textura é primordial para garantir uma excelente penetração nos tecidos lorsque ele é aplicado em massagem ou cataplasma.

Como fazer cataplasmas de óleo de rícino?
Aquecer o óleo de rícino controlando rigorosamente a temperatura para não queimar. Pegar uma flanela e dobrar em 3 espessuras; colocar a flanela dentro de um contenante de plástico e embeber generosamente com o óleo de rícino quente. Retirar o excesso do óleo e aplicar as 3 espessuras da flanela molhada de óleo sobre a parte a tratar do corpo, tomando cuidado p não queimar (o óleo deve estar morno). Cobrir o tudo com um plástico p não sujar as roupas de cama. Colocar em cima deste plástico uma bolsa de áqua quente. Em cima da bolsa de água quente, pode colocar uma toalha dobrada ou flanela, limpas e secas; e manter o todo firme no lugar, se necessário com bandagens.

Conservar o cataplasma durante uma hora, uma hora e meia, ou toda a noite, se tiver dores severas por exemplo. No fim da aplicação, retirar o cataplasma e lavar a pele com uma solução de uma colher de sopa de bicarbonato de sódio e duas xícaras de água (500 ml).

Nota: o cataplasma pode ser reutilizado 5 vezes. Conservar em um contenante de plástico ou vidro, à temperatura da peça. Na aplicação seguinte, acrescentar mais óleo, de forma à compensar a parte que foi absorvida na vez precedente.



Mais...
"Óleo de rícino

Trinta anos atrás, uma senhora que sofria de reumatismo me contou ter sido tratada com óleo de rícino. Duas vezes por semana, ela ia ao consultório, e o médico perguntava: "Hoje a senhora prefere o vermelho ou o alaranjado?". Vermelha era a cor no pote que continha óleo de rícino com groselha; no outro, o óleo vinha misturado com essência de laranja, para disfarçar o gosto insuportável do purgativo.
Até aí, nenhuma novidade; em tantos anos de profissão, já vi os tratamentos mais estapafúrdios prescritos tanto por médicos tradicionais como pela autodenominada medicina alternativa; o curioso, nesse caso, é que a receita vinha de um renomado professor universitário, autor de um tratado de clínica médica adotado em várias faculdades. E, mais desconcertante: a senhora estava convencida de que, graças à ação do famigerado óleo, as dores entravam em períodos de acalmia". (Drauzio Varella)


http://home.versateladsl.be/vt624031/framefr.htm

. . . . . . . .