Writing, Flying and Huevos Revueltos

May 01, 2007

Gota

Este texto é um resumo de um artigo, cuja tradução NÃO é literal e nem completa, do dr. Tom Cowan. A versão original do texto, está aqui http://www.westonaprice.org/askdoctor/gout.html.

O texto é a resposta à uma pergunta sobre gota. Aqui estão as grandes linhas:

Entender a gota é algo muito interessante, sobretudo porque mesmo no meio medical existe muita informação errada sobre esta doença. A gota é uma das mais antigas e provavelmente umas das mais dolorosas doenças que atinge a humanidade. Sabemos de casos de gota que datam da Idade Média.

A descrição típica de um paciente com gota era na época um aristocrata rico, corpulento e com enorme apetite para comida, bebida e mulheres. Por issoé que a gota foi associada com os homens e de fato existe uma predominância masculina. Os sintomas da gota são ataques intermitentes de dores nas juntas, embora tipicamente cada episódio de gota afete somente uma junta de cada vez. A junta mais afetada é a base do dedão do pé, que se torna frequentemente vermelha, inchada, quente e tão dolorosa que o paciente não pode nem mesmo usar sapato. Outras juntas, particularmente os joelhos e os cotovelos, podem também ser também afetadas.

Os episódios de dor duram aproximadamente duas semanas, e podem variar de poucos meses à poucos anos, ou mais tempo. Em alguns casos, os sintomas não desaparecem completamente entre os ataques e o paciente fica o tempo todo com alguma dor.

Muitos médicos apontam o ácido úrico como o responsável. Mas não é sempre que o sangue dos pacientes com gota tem níveis elevados de ácido urico. De verdade, a doença parece ser um mistério, mas em todo caso, está associada com um estilo de vida de glutão. Vem daí o termo gota = glutão, voraz, aquele que come com avidez.

O ácido urico é um sub-produto da purina, um tipo de proteína encontrada em muitos alimentos. Por isso, muitos médicos concluem que a causa da gota é um excesso de proteína, particularmente proteínas ricas em purina, tais como carnes de órgãos animais (miolos, por exemplo), peixes gordurosos, etc. Em conseqüência, os pacientes são postos em dieta pobre em proteínas, ou melhor, pobre em Purina, e tomam remédios que impedem a formação do ácido urico, ou remédios que estimulem a excreção do ácido úrico pelo fígado. Esta explicação, entretanto, não esclarece todos os fatos sobre o gota. Por exemplo, comer muita proteína não tem necessariamente relação com obesidade, mas muitos pacientes com gota têm um peso acima do normal, mesmo se não forem gordos. Outros, são obesos.

Também sabemos que os ataques de gota podem ocorrer em quase toda mudança na dieta, para maiores ou menores níveis de proteína. Parece que o fator principal do ataque é, frequentemente, a mudança da dieta.

E mesmo se há uma relação com a gordura, a solução não é comer mais menos ou menos gorduras.

Recentes teorias sobre a gota reconhecem que a doença não é simplesmente um resultado de altas proteinas. Mas sim o consumo excessivo de hidrato de carbono, particularmente de farinha e açúcar refinados.

Até o século 18 ou 19, estes alimentos eram únicamente comidos por ricos, e só os ricos tinham gota! Isso explica porque na maioria das vezes, as pessoas com gotas estão acima dos seus pesos normais. E quase todo obeso tem gota! Porque comer carbohidratos refinados engordam! E causam gota.

A gota é também uma situação de desiquilíbrio das proteínas no organismo, que estão em quantidades elevadas em comparação às gorduras. Antigamente, as pessoas comiam muita proteína com gorduras e caldos de carne com ossos na sopa, sem nenhum hidrato de carbono refinado, e elas raramente sofriam de gota. A geléia dos ossos que se colocavam nas sopas se encarregava de fazer o equilíbrio entre gorduras e proteínas no organismo.

Mas é importantíssimo saber, segundo Tom Cowan, que o nutriente específico que impede o acúmulo do ácido úrico no organismo é a vitamina A, uma vitamina que dissolve a gordura e é particularmente associada com os rins.

Em realidade, a gota é um problema dos rins, que não conseguem excretar suficientemente de ácido úrico para impedir o acúmulo. Ela é muito mais um problema dos rins do que simplesmente um resultado do consumo excessivo de proteína.

Nestes anos tratando pacientes com gota, Tom Cowan diz que uma forma de resolver o problema foi aconselhar uma dieta que vai diminuir a quantidade de proteínas consumidas, juntamente com o consumo liberal de toda gordura animal que a pessoa já comia regularmente, mas o mais importante é o uso regular da geléia que encontramos nos ossos animais. Essa dieta vai diminuir a taxa de ácido úrico do organismo e vai prevenir novos ataques de gota. A geléia dos ossos de animais é a chave para impedir o acúmulo do ácido úrico, e diminuir os ataques de gota.

Tom Cowan aconselha também o suco da cereja - cherry juice- que é específico para impedir o acúmulo do ácido úrico e os ataques adicionais de gota. Ele diz que tem pacientes com gota que que bebem uma colher de chá, 2 vezes ao dia, do concentrado de suco da cereja (sem açúcar). E ele se certifica-se também que tomem 1 colher de chá por dia de óleo do fígado de bacalhau, para fornecer a vitamina A ao corpo, o que impede o acúmulo do ácido úrico e fortalece os rins. Mas segundo ele, o mais importante é que o paciente evite de consumir hidratos de carbono e álcool refinados.

Quanto aos remédios, Tom Cowan diz usar o Arginex, de uma compania que chama Standard Process, em dose de 1 à 2 comprimidos por dia. Arginex é feito de beterrabas fermentadas e ajuda a estimular a excreção do ácido úrico pelos rins. Para ataques agudos, ele diz usar um antiinflamatório de Boswellia (não tenho certeza do nome certo em português, pensei ser bromélia mas posso estar enganada, em caso de dúvida é melhor se certificar com o seu médico). Em todo caso, o antiinflamatório em questão é de uma compagnia americana chamada Mediherb e ele aconselha em doses de 1 ou 2 comprimidos, 3 vezes por dia.

Segundo o Tom Cowan, com estas medidas, o paciente poderá superar estes ataques dolorosos. Mas advertimos mais uma vez que todas estas informações devem ser discutidas com o seu médico, que será a pessoa apta à dar um conselho mais claro.

Sobre o autor:

Tom Cowan, MD é um médico na que mora em San Francisco, Califórnia, EUA. Visite seu WebSite em http://www.fourfoldhealing.com