Writing, Flying and Huevos Revueltos

July 04, 2007

Adoro o meu cantinho...


Uma das coisas pelas quais eu gosto de morar em Montreal é o fato de morar num bairro/antiguidade, considerado patrimônio histórico. E morar numa casa de 120 anos!
Olhem aí em cima o charme do detalhe da porta no meu balcão interno!



Minha máscara mortuária.



Comprei esta escultura de um cambodjano. Adorei o homem: culto, refinado, simples, bondoso e paciente, ele me explicou o seu país e sua cultura. Uma semana depois, voltei p vê-lo, mas a loja estava fechada. Voltei várias vezes, peguntei informações na vizinhança. Ninguém sabia dele, ninguém o conhecia.
Tanta pena q eu senti...



Escultura Cambodjana em cima de mesa de Java.



Minha primeira pintura à óleo, aos 13 anos. O meu gatinho.




Retrato inacabado.



Admiro trabalho artesanal. Sobretudo quando existe um limite indefinissável entre o artesanal e o artístico. Tudo q é feito à mão, com suor, com dedicação, com meditação, com amor, com dificuldade, com paciência. Tudo q é pensado e q flui do espírito. Aí, nasce a Arte.

Semana passada, uma mulher de quem eu admiro muito o trabalho com cinema de animação respondeu-me algo q me chocou depois q eu lhe mostrei bordados feitos por minha bisavô. "Quanta perca de tempo!", ela exclamou.
Fiquei assim parada e na hora toda a admiração q eu tinha pelo seu trabalho q eu julgava sair de sua alma, caiu no chão. Sobretudo q seu trabalho é artesanal, mais do q artístico propriamene dito. Mas, aonde está a alma? Como demonstrar tanta presunção à ponto de julgar que seu próprio trabalho é valioso enquanto o de uma mulher que passa dias e horas bordando e dando o melhor de si mesma, à duras penas prq é algo realmente difícil, seria uma perca de tempo?!


Festival de Jazz de Montreal - "Seun Kuti & Egypt' 80" , Bob Dylan, e coisitas mais....










Pois é, perdi o show do Amom Tobin. A Cesária Évora, eu vi tanto q tá bom. Não precisa mais. Sobretudo prq gosto dela em salas pequenas, sua voz pede intimidade. Esqueci tbém de falar da "Alejandra de Venezuela", de quem eu imagino q mora em Montreal prq tem sotaque quebequense. A menina tem uma voz excelente, muito boa mesmo; mas cá para nós, ao menos no festival, eu não gostei do pouco q vi do repertório. Mas é uma excelente cantora. Se cantasse bem em inglês, iria arrasar, mas como só canta em espanhol e sobretudo com aquele gênero de repertório, acho q ela fica muito restrita aos grupos latinos e fica uma imagem de exotismo distante como esta ilha do Caribe q existe em algum lugar da nossa mente incerta.

Falando em espanhol, estou com saudades de Lhasa de Sela; aonde estará ela?

Manu Chao? Não, não fui ver. Gosto muito dele e já vi alguns shows, mas se fôsse apresentado aqui no espaço do festival, eu iria. Não gosto de espetáculos na Île de Sainte Helene prq é sempre difícil de conseguir bons lugares se a gente não chega cedo e é complicado de sair, muita bagunça, de carro, metrô ou by bike. Afinal, a ilha é uma ilha, assim como Montreal tbém é uma. Já vi Manu Chao algumas vezes ao vivo. E em resumo, o festival tem sempre espetáculos excelentes. E quem mora em Montreal, reeeeaaalllmente não precisa pagar p ter acesso à bons espetáculos. E isso durante o ano todo. Só o espetáculo de ontem, "Seun Kuti & Egypt' 80", o grande evento afrobeat do festival, foi explosivo. Totalmente free. Arrasou! E eu arrasei de tanto dançar, né? Vou até parando de ver espetáculos, ou ao menos ir parando de rebolar o tempo todo prq minhas costas já não têm mais vinte anos embora eu ainda tenha fogo nos quadris, né Zé Mané?.... Mas voltando à ele, Kuti foi inacreditável mesmo! Realmente, os organizadores estão querendo transformar o Jazz Festi de Montreal no maior e melhor do mundo. Acho q este ano eles conseguiram.

Pegando a carruagem do tempo que já se foi... sobre o espetáculo do Carlinhos Brown, que aliás foi tbém gratôs, eu tinha esquecido de comentar q o som tava uma M, maiúscula mesmo, muito ruim. Mas p o pessoal q estava lá na frente, a presença e a energia do cantor contrabalançou um pouco... só um pouco prq som ruim em festival de música é mal... problemas técnicos. Mas não entendi prq anunciaram 15 músicos em cena prq não tinha 15 não. Mas sei q os instrumentos não chegaram à tempo, ficaram à meio caminho, entre Chicago e Montreal. Se teve gente q tbém ficou no caminho, isso só Deus sabe... ou quem leu os jornais prq eu não li. Mas o Carlinhos é uma joia rara né minha gente? Não é q 2 horas antes do espetáculo começar, ele estava lá fazendo testes de som?! E o cara deu tudo p/ q o espetáculo funcionasse. E ao menos p quem estava lá na frente, como eu, funcionou mesmo pois foi um carnaval!
Mas, o q será q aconteceu?

Agora, estou torcendo p/ ver Rachid Taha...

Bob Dylan toca hoje, às 19:30 na Place des Arts.


. . . . . . . . . . . . . .

Vídeos de Seun Kunti que eu fiz dançando, eu e a câmera tremendo (câmera fotográfica! boa essa...):






. . . . . . . .