Writing, Flying and Huevos Revueltos

July 18, 2007

Tico-Tico no Fubá, em francês



Videos
Se vc vier aqui, vai encontrar vários videos deste blog no youtube. E se vc vier aqui, vai encontrar diversos videos que fiz em Quebec, inclusive uma cantora cantando Tico-Tico No Fubá em francês.

Gente, eu não sei o nome desta cantora. Estávamos andando pelas ruas de Québec qdo ouvimos esta voz divina e fomos correndo procurar por ela! Foi um espetáculo e tanto, da cantora e dos músicos, vcs podem conferir a qualidade musical do show. Muito bom meeesssmo! E o povo todo dançando, a criançada em volta de mim tbém, com as mães e pais, uma alegria só. É disso q eu gosto deste povo daqui. Qdo tem um espetáculo na rua, todo mundo sai p dançar com os filhos... é tão bonito. Tem um video q eu captei imagens de uma menininha q me lembrava a Ingrid, filha da Bhumi, qdo ela tinha 5 anos (hoje ela tem 17, né?). Fiquei emocionada; me lembrei da gente dançando na Lagoa do Abaeté, em Salvador.

Aí nos vídeos, esta mulher q canta com vários timbres e q de vez em qdo me lembra a Virgínia Rodrigues (um pouquinho...) está, por exemplo, cantando Tico-Tico no Fubá, e outras músicas brasileiras (algumas tbém em espanhol), e cantando uma mistura de português com forte sotaque francês. A mulher tem muita presença, além de ser de uma simpatia de dar inveja. Nisso tudo, eu fico tão orguhosa da minha câmera! Ela é tão boa essa câmera fotográfica q fico com vontade de beijá-la! Pode um negócio desses, uma câmera fotográfica gravar até música com esta qualidade?! Não é um arraso, minha gente? E olhem bem, cliquem nas fotos só p/ verem os detalhes das imagens q ela capta. É um assombro...

Só um detalhe: observem nos vídeos algumas pessoas sentadas e andando atrás do palco, na parte de cima. Estão vendo? Elas estão em cima da muralha que encercla toda a cidade! Cliquem na primeira foto e vejam-na em tamanho maior; observem as muralhas em pedras. Pois Québec era uma vila fortificada por causa dos ataques vindos do alto-mar, ataques de piratas, na maioria dos casos. De verdade, Québec era uma cidade de piratas, corsários e mercenários. Muitos navios afundaram-se às suas margens; eles navegaram nas águas do rio Saint-Laurent de 1690 até 1814. Outro fato interessante é que o atual diretor do Muséu Naval de Québec, aonde a gente aprende todas estas histórias de pirataria, é André Kirouac, da família de Jack Kerouac, o escritor da Beat Generation!!

"Vida passada" em Québec. Será mesmo?!

Eu vou contar uma história curiosa p vocês. Isso aconteceu entre 1980/85 em Salvador, no Brasil. Eu conhecia um grupo de terapeutas q trabalhavam com Regressões de Vidas Passadas. Eu sempre fui curiosa, mas totalmente destituída de espírito religioso ou místico, embora sempre tenha me interessado pela espiritualidade, mas numa base bem conforme a doutrina de Buda, quer dizer, eu só acredito no que eu e meu corpo podemos experimentar como sendo verdadeiro! Eu duvido de tudo e desconheço a fé, só a experiência direta contribui p esclarecer os fatos. Mas eu sou uma pessoa aberta à novas experiências e q procura entender todos os pontos de vistas.

Bem. Aí eu conheci este grupo de pessoas e havia entre eles artistas, médicos, pesquisadores, psicólogos e enfim, uma fauna de gente ousada, aventureira, corajosa e curiosa; um grupo de pessoas q eu respeitava por detrás de várias experiências q eles aprofundavam, notamente em relação aos trabalhos relacionados com Biodança, Grito Primal, Meditação Dinâmica, as teorias e práticas de Wilhelm Reich, de Gurdjieff, de Carl Jung , etc. Não haviam místicos e nem religiosos; ao menos nos q estavam em contaco direto comigo, muito embora uma fauna grande vinha de diferentes horizontes, muitas vezes opostos na teoria mas na prática éramos abertos, curiosos e sedentos de Conhecimento. Foi antes de tdo uma época sensacional! Em resumo, com uma grande sede de conhecimentos e de liberdade, eu me infiltrava em todos os meios aonde respostas possíveis poderiam afluir, pela ânsia q eu tinha de SABER. Eu frequentava, nas noites ternas de Salvador, grupos de capoeira angola no Largo do Carmo, dança afro no Teatro Castro Alves, e nos Barris as reuniões dos grupos de Helena Blavatsky.

Neste meio tempo, conheci um menino q não me recordo o nome agora e q, se não me engano, vinha do Paraná. O q ele era além de ser uma espécie de terapeuta ou médium? Não me lembro mais. O fato é q eu me encontrava com ele regularmente e em algumas destas vezes, ele nos contou, à mim e a um de meus namorados da época, q nós tínhamos tido 4 vidas passadas juntos e em cada uma delas nós tínhamos uma relação com o mar e com navios. Em 3 delas, fomos casados. Não me recordo agora quem era homem ou mulher, mas em 3 destas vidas, segundo este rapaz, o meu namorado da época tinha sido pirata e em uma, ele tinha sido oficial da marinha inglesa. Em todas as 4 ocasiões, a relação tinha acabado mal, ele morrendo por minha causa ou desiludido por uma traição q eu cometi, se alinhando p/ morrer.

O interessante, embora eu nunca tenha reconhecido p/ mim mesma q acredito ou deixo de acreditar na história, é q eu já tinha feito algumas sessões de terapia de vidas passadas. Nas imagens q eu vi, e q o rapaz não sabia nada prq eu não contei, eu me via numa espécie de rua, aonde tinha muito movimento e canhões, pequenos canhões, muita fumaça, muito barulho, gente correndo por tudo quanto é lado, som de cavalos. Numa imagem, eu estava cambaleando no meio da rua com um bebê nos braços qdo eu ouvi um barulho e caí no chão; na imagem seguinte, eu me vejo com um pano claro na cabeça sujo de sangue, mas o bebê não está nos meus braços e eu estou desesperada procurando por ele. Qdo procuro por uma informação na visão, eu vejo uma placa em algum lugar, com um nome, imagino, nome de rua, não tenho certeza; só que agora eu não me recordo exatamente, mas penso q o nome era Saint Louis... sei q era "saint" alguma coisa, mas presentemente eu já esqueci. Enfim, sei q era francês, embora na época eu não tivesse alguma ligação com a l'ngua francesa e nem curiosidade.

Mas o mais interessante é q eu ficarei sabendo só algum tempo depois, é q o meu namorado, com quem eu começava a relação nesta época, já tinha feito uma terapia de vidas passadas na qual ele se viu morrendo num navio, e com uma espada nas costas, na região dos rins; ora, nesta época, ele começou à ter cólicas de rins e teve que ir 2 ou 3 vezes em urgência p/ o hospital com dores terríveis nos rins. As dores só pararam depois q um pretenso guia espiritual retirou a espada que, segundo ele, ainda estava fincava no corpo astral.
Pouco tempo depois nós nos conheceríamos! E agora, qdo eu vejo as fotos dos canhões da cidade de Québec, eu penso: parece o lugar q eu vi nas imagens!

Imagem do Château Frontenac visto do Rio Saint Laurent, durante o inverno (o branco nas águas é gelo mesmo!).

Foi Samuel de Champlain quem fundou Québec, conhecida como La Nouvelle France (A Nova França). Antes dele, o explorador Jacques Cartier tinha construído um Forte no local, em 1535. A cidade foi capturada pelos Ingleses em 1759, até 1763. Houveram importantes batalhas entre Franceses e Ingleses no local hoje conhecido como Les Plaines d'Abraham.

Para quem entende o francês ou o inglês, neste site tem um interessante documento multimídia p/ se compreender o contexto da época.




Os canhões, nas fortificações, que enfrentavam corsários e piratas daqueles tempos.



Foto feita da janela do hotel: cliquem nas imagens p ver os detalhes, sobretudo nesta panorâmica aqui!



Foto feita da janela do hotel: Chatêau Frontenac.



... só p dar uma idéia da vista q nós tivemos, nos hospedando no 19 andar do Hilton, na entrada da cidade antiga. De lá, a gente vê toda a região que encercla a cidade medieval. É simplesmente lindo! Para quem não conhece, a cidade é fortificada, construída com 4,6 km de uma muralha de pedras ao seu redor.
Em 2008, a cidade vai festejar os seus 400 anos.

Se vc vier aqui, vai encontrar vários videos deste blog no youtube. E se vc vier aqui, vai encontrar diversos videos que fiz em Quebec, inclusive uma cantora cantando Tico-Tico No Fubá em francês.

Algumas cenas do Festival de Jazz de Montreal 2007 em fotos e videos

Em resumo, sobre o Fest Jazz de Montreal, aí tem algumas imagens e vídeos (daqueles q tremem, feito com a minha câmera fotográfica mesmo, sem edição alguma, mas surpreendentemente, com uma relativa boa qualidade). Se vcs forem no YouTube e procurarem por tag "MontrealWinds" vão encontrar muito mais video

Festival de Jazz de Montreal 2007. Carlinhos Brown.

Festival de Jazz de Montreal 2007. Vários.

Festival de Jazz de Montreal. BOOM PAM & ERIK MONGRAIN & SOULIVE & JEF NEVE & BEYOND THE PALE

Desfile Circo/Carnaval do Festival de Jazz de Montreal em fotos

Desfile Circo/Carnaval do Festival de Jazz de Montreal em fotos














Copyright© KSDesign, 2007. Proibida a reprodução.



. . . . . . . .. . . . . . . . . . .