Writing, Flying and Huevos Revueltos

July 18, 2007

"Vida passada" em Québec. Será mesmo?!

Eu vou contar uma história curiosa p vocês. Isso aconteceu entre 1980/85 em Salvador, no Brasil. Eu conhecia um grupo de terapeutas q trabalhavam com Regressões de Vidas Passadas. Eu sempre fui curiosa, mas totalmente destituída de espírito religioso ou místico, embora sempre tenha me interessado pela espiritualidade, mas numa base bem conforme a doutrina de Buda, quer dizer, eu só acredito no que eu e meu corpo podemos experimentar como sendo verdadeiro! Eu duvido de tudo e desconheço a fé, só a experiência direta contribui p esclarecer os fatos. Mas eu sou uma pessoa aberta à novas experiências e q procura entender todos os pontos de vistas.

Bem. Aí eu conheci este grupo de pessoas e havia entre eles artistas, médicos, pesquisadores, psicólogos e enfim, uma fauna de gente ousada, aventureira, corajosa e curiosa; um grupo de pessoas q eu respeitava por detrás de várias experiências q eles aprofundavam, notamente em relação aos trabalhos relacionados com Biodança, Grito Primal, Meditação Dinâmica, as teorias e práticas de Wilhelm Reich, de Gurdjieff, de Carl Jung , etc. Não haviam místicos e nem religiosos; ao menos nos q estavam em contaco direto comigo, muito embora uma fauna grande vinha de diferentes horizontes, muitas vezes opostos na teoria mas na prática éramos abertos, curiosos e sedentos de Conhecimento. Foi antes de tdo uma época sensacional! Em resumo, com uma grande sede de conhecimentos e de liberdade, eu me infiltrava em todos os meios aonde respostas possíveis poderiam afluir, pela ânsia q eu tinha de SABER. Eu frequentava, nas noites ternas de Salvador, grupos de capoeira angola no Largo do Carmo, dança afro no Teatro Castro Alves, e nos Barris as reuniões dos grupos de Helena Blavatsky.

Neste meio tempo, conheci um menino q não me recordo o nome agora e q, se não me engano, vinha do Paraná. O q ele era além de ser uma espécie de terapeuta ou médium? Não me lembro mais. O fato é q eu me encontrava com ele regularmente e em algumas destas vezes, ele nos contou, à mim e a um de meus namorados da época, q nós tínhamos tido 4 vidas passadas juntos e em cada uma delas nós tínhamos uma relação com o mar e com navios. Em 3 delas, fomos casados. Não me recordo agora quem era homem ou mulher, mas em 3 destas vidas, segundo este rapaz, o meu namorado da época tinha sido pirata e em uma, ele tinha sido oficial da marinha inglesa. Em todas as 4 ocasiões, a relação tinha acabado mal, ele morrendo por minha causa ou desiludido por uma traição q eu cometi, se alinhando p/ morrer.

O interessante, embora eu nunca tenha reconhecido p/ mim mesma q acredito ou deixo de acreditar na história, é q eu já tinha feito algumas sessões de terapia de vidas passadas. Nas imagens q eu vi, e q o rapaz não sabia nada prq eu não contei, eu me via numa espécie de rua, aonde tinha muito movimento e canhões, pequenos canhões, muita fumaça, muito barulho, gente correndo por tudo quanto é lado, som de cavalos. Numa imagem, eu estava cambaleando no meio da rua com um bebê nos braços qdo eu ouvi um barulho e caí no chão; na imagem seguinte, eu me vejo com um pano claro na cabeça sujo de sangue, mas o bebê não está nos meus braços e eu estou desesperada procurando por ele. Qdo procuro por uma informação na visão, eu vejo uma placa em algum lugar, com um nome, imagino, nome de rua, não tenho certeza; só que agora eu não me recordo exatamente, mas penso q o nome era Saint Louis... sei q era "saint" alguma coisa, mas presentemente eu já esqueci. Enfim, sei q era francês, embora na época eu não tivesse alguma ligação com a l'ngua francesa e nem curiosidade.

Mas o mais interessante é q eu ficarei sabendo só algum tempo depois, é q o meu namorado, com quem eu começava a relação nesta época, já tinha feito uma terapia de vidas passadas na qual ele se viu morrendo num navio, e com uma espada nas costas, na região dos rins; ora, nesta época, ele começou à ter cólicas de rins e teve que ir 2 ou 3 vezes em urgência p/ o hospital com dores terríveis nos rins. As dores só pararam depois q um pretenso guia espiritual retirou a espada que, segundo ele, ainda estava fincava no corpo astral.
Pouco tempo depois nós nos conheceríamos! E agora, qdo eu vejo as fotos dos canhões da cidade de Québec, eu penso: parece o lugar q eu vi nas imagens!

Imagem do Château Frontenac visto do Rio Saint Laurent, durante o inverno (o branco nas águas é gelo mesmo!).

Foi Samuel de Champlain quem fundou Québec, conhecida como La Nouvelle France (A Nova França). Antes dele, o explorador Jacques Cartier tinha construído um Forte no local, em 1535. A cidade foi capturada pelos Ingleses em 1759, até 1763. Houveram importantes batalhas entre Franceses e Ingleses no local hoje conhecido como Les Plaines d'Abraham.

Para quem entende o francês ou o inglês, neste site tem um interessante documento multimídia p/ se compreender o contexto da época.




Os canhões, nas fortificações, que enfrentavam corsários e piratas daqueles tempos.



Foto feita da janela do hotel: cliquem nas imagens p ver os detalhes, sobretudo nesta panorâmica aqui!



Foto feita da janela do hotel: Chatêau Frontenac.



... só p dar uma idéia da vista q nós tivemos, nos hospedando no 19 andar do Hilton, na entrada da cidade antiga. De lá, a gente vê toda a região que encercla a cidade medieval. É simplesmente lindo! Para quem não conhece, a cidade é fortificada, construída com 4,6 km de uma muralha de pedras ao seu redor.
Em 2008, a cidade vai festejar os seus 400 anos.

Se vc vier aqui, vai encontrar vários videos deste blog no youtube. E se vc vier aqui, vai encontrar diversos videos que fiz em Quebec, inclusive uma cantora cantando Tico-Tico No Fubá em francês.