Writing, Flying and Huevos Revueltos

May 06, 2007

Respaldo Científico e o DES

Gente, eu sei que tá uma onda danada de post de saúde no blog, mas acontece que estão caindo nas minhas mãos eu não posso fazer nada, muito embora tenha outros assuntos tbém surgindo.

O Diethylstilbestrol (DES) é uma droga que foi sintetizada pela primeira vez em 1938. Em 1971, ela era dada às mulheres grávidas; foi aprovada pela FDA em 1941 p/gonorréia, vaginite, sintomas da menopausa e para prevenir problemas dos seios durante a amamentação [3] (a FDA -Food and Drug Administration- é a agência governamental americana que lida com o contrôle das indústrias alimentícias e de medicamentos).

Em 1941, descobriram que o DES poderia ser usado p/ tratar câncer de próstata [4][5][6]. De 1940 até 1980, o produto foi aprovado em casos de deficiência de estrogênio como nos problemas de ovário e após a remoção dos ovários. Em1940, ele começou a ser usado na prevenção de aborto espontâneo [7] [8] [9] .

Mesmo se estudos mostraram que as mulheres que usavam DES tinham tanto aborto espontâneo quanto as que não usavam, o produto continuou sendo agressivamente comercializado e prescrito como rotina nos consultórios médicos.[7][10].

Só nos EUA, é estimado que de 5 à10 milhões de pessoas foram expostas ao DES de 1941 à1971.

Em 1960 à 1977, o DES foi usado como tratamento do câncer dos seios [11] [12]. Em1973, como pílula do dia seguinte, um contraceptivo imediato à relação sexual [13][14][15] , e depois o uso p/ este caso foi descontinuado [16][17] nos anos 80 [18].

Em 1978, a FDA desaprovou (depois de ter aprovado anos antes) o uso do DES p/ lactantes[19]. Nos anos 90, o DES era ainda utilizado p/ tratamentos de câncer da próstata e dos seios.

A última compagnia que manufaturou o DES nos EUA foi a Eli Lilly, que parou de comercializar o produto só em 1997!!!

Em 15 de abril de 1971, o New England Journal of Medicine publicou um estudo de 3 cientistas do Massachusetts General Hospital no qual foi indicado uma relação entre o DES e câncer na vagina.[20]

Em novembro de 1971, a FDA enviou um aviso a todos médicos nos EUA p/ pararem de prescrever o DES em mulheres grávidas porque o produto estava relacionado com câncer nos órgãos sexuais; e ordenou que a prevenção de abortos espontâneos fosse removida das Indicações do produto e colocado como Contra-Indicação o uso em mulheres grávidas [21][16] .

Mas o DES não foi banido, mesmo com todos os estudos que demonstravam sem dúvida nenhuma a sua malignidade, continuou sendo prescrito pelos médicos dos EUA e outros países bem além de 1971 (até em 1978 na maior parte dos países europeus e até 1994 em alguns países do terceiro mundo).

Mais de 30 anos de pesquisas confirmou que o DES é um teratogen, um agente que causa malformações em embriões ou fetus; existem estudos que comprovam efeitos negativos sérios até a terceira geração (câncers dos orgãos sexuais em homens e mulheres, dos seios, mal formações do pênis, características femininas acrescentadas no fetus masculino, câncers raros em adolescentes, etc); além da terceira geração não houve estudos ainda.

Um estudo (J Pediatr Hematol Oncol 2003; 25:635-636.) indicou que as consequências do DES são transgeneracionais, isso significa que os efeitos negativos do DES serão observados num neto da pessoa que usou o produto, mesmo se a filha desta pessoa não teve consequências manifestas.

Para aceder ao texto original em inglês e à bibliografia, cliquem aqui. O texto foi resumido e traduzido por K.

Mas o pior de tudo é que o DES é utilisado para engorda, na elevagem de galinhas e do gado!!! Quer dizer, as pessoas continuam ingerindo o DES através da carne destes animais! Leiam no link embaixo " GOVERNO DEVE CONTROLAR USO DE HORMÔNIO NA CARNE BOVINA".



_____________________

Outros links:

---------GOVERNO DEVE CONTROLAR USO DE HORMÔNIO NA CARNE BOVINA

[...] constatar ou não a presença do DES, um hormônio usado para a engorda do gado que é comprovadamente cancerígeno. [...] Mas sempre foi possível adquirir o hormônio contrabandeado no Brasil, proveniente da Bolívia ou do Paraguai. Em 1988, a revista Saúde! noticiou que sua repórter tinha comprado, sem qualquer restrição, um frasco de Vi-Gain, nome comercial do DES, em uma loja de produtos veterinários em Cuiabá. Em 96, ano em que o Ministério da Agricultura cogitava liberar os anabolizantes, o IDEC também comprou um frasco de Vi-Gain e o entregou ao Comissáo de Defesa do Consumidor da Câmara dos Deputados, que promoveu uma audiência pública e convocou o ministro da Agricultura para se explicar.

Efeitos permanecem na carne cozida
O DES, abreviação de dietilestilbestrol, é um hormô com forte poder anabolizante para os bovinos, administrado por meio de injeção na orelha. [...] Novos testes em laboratôrio confirmaram que os efeitos cancerígenos também aparecem no homem que ingere a carne do animal que foi tratado com o anabolizante. Os seus resíduos não desaparecem com o cozimento do alimento. Não existe nem mesmo uma dosagem segura do produto, em que sua toxicidade seja tolerável[...]


-----Estrogênios Ambientais, a ameaça invisível que nos espreita


-----Leiam este artigo aonde citam o DES. Ou eu não entendi, ou a Sociedade Brasileira de Urologia ainda recomenda o uso do produto...?!
Câncer de Próstata Localmente Avançado: Hormônio e Radioterapia
Autoria: Sociedade Brasileira de Urologia
Elaboração Final: 24 de junho de 2006
Participantes: Netto Jr NR, Ferreira U, Bretas FFH, Santos Jr MW

"RECOMENDAÇÃO Pacientes portadores de tumores loco-regionalmente
avançados (T3-T4) ou com PSA detectável no pós-operatório podem beneficiar-se com o tratamento hormonal adjuvante(THA). Embora constitua tema polêmico, o emprego de antiandrogênios não-esteróides, como monoterapia, oferece uma alternativa atraente, principalmente quando se avalia a qualidade de vida.[...]O estudo VACURG l (Veterans Administration Cooperative Urologic Research Group), cujos resultados foram publicados em 197257(D) e atualizados em 1988 por Byars58(D), demonstrou ser a dose de dietilestilbestrol (DES) 5 mg inferior a placebo ou orquiectomia mais placebo na sobrevida global, devido à maior mortalidade cardiovascular nos pacientes em uso de DES 5 mg. Contudo, o tempo de progressão da doença foi maior nos três grupos em que houve bloqueio hormonal, comparado com o grupo somente placebo, sugerindo que o bloqueiohormonal precoce poderia influenciar o curso da doença. O segundo estudo VACURG comparou placebo com três doses de DES, 0,2 mg, 1 mg e 5 mg, em 508 pacientes, dos quais 294 corresponderia a, atualmente, doença localmente avançada. A sobrevida global foi maior para o grupo placebo do que nos grupos DES 0,2 e 5 mg, mas nenhuma diferença foi vista entre o grupo placebo ou o grupo DES 1 mg. Contudo, uma revisão desse mesmo estudo, realizada 15 anos depois58(D), demonstrou significativa melhora na sobrevida global nos pacientes com DES 1 mg do que com os outros tratamentos, uma vez que a dose de 5 mg resultou em maior mortalidade cardiovascular, e a dose de 0,2 era insuficiente para controlar o tumor. O protocolo EORTC (European Organization for Research and Treatment of Cancer), publicado em 1986, comparou DES 1 mg com acetato de ciproterona 250 mg ao dia e acetato de medroxiprogesterona 500 mg, IM, por oito semanas, e então 200 mg ao dia, via oral59(A). Considerando apenas os resultados dos 89 homens com doença localmente avançada incluídos nesse estudo, houve maior sobrevida global para os pacientes que receberam DES ou ciproterona. A sobrevida livre de doença foi significativamente maior nos grupos com DES e ciproterona. Uma vez que a medroxiprogesterona não efetua um bloqueio androgênico eficiente, esse estudo parece demonstrar as vantagens do bloqueio hormonal imediato no tratamento do tumor localmente avançado. Cabe a esse estudo as mesmas críticas feitas ao estudo VACURG. [...]