Writing, Flying and Huevos Revueltos

October 20, 2005

Kafka

íííííííííííííí meeeeeeeeeu Deuuuuuuuuus, tem tanta coisa que eu gostaria de comentar, mas o dia passa e eu não encontro o tempo de sentar. Só mesmo fazendo uma lista do que deixei passar, dos assuntos que no momento pareciam urgentes, mas saindo, encontro um e outro e acabo tendo com eles os tais papos profundos e aí outros assuntos vêm se instalar na minha urgência do momento.

Li de novo, em francês com tradução de C. Billmann e J. Cellard, A Metamorfose de Kafka e um pequeno conto, Le malheur d’être, o qual me deixou uma impressão profunda e dolorosa; só não sei com que título foi traduzido p/ o português, mas pelo o que entendi uma tradução literal daria algo como O Ser Infeliz. Quanto à A Metamorfose, preferi a versão francesa porque a leitura é mais prazerosa, as palavras escorregam e se fusionam, mas sobretudo se clarificam no nosso espírito, fato importantíssimo em se tratando do absurdo de Kafka. Digo isso reconhecendo a minha incapacidade de criticar tais traduções pois não tenho condições de ler o original nem sou especialista em coisa nenhuma nessa minha vida, minha crítica tendo base puramente pessoal, mais ligada aos sentidos, à forma como captei a história.

Falando na palavra especialista, lembrei-me de uma frase muito irônica vomitada por uma alma errante e que me confirmou que uma das piores coisas que a gente pode encontrar é com mal olhado, olho grande, urubucaia, que é tudo sinônimo de inveja. Santo sangue das chagas de Cristo que me proteja! clama e declama meu amigo Augusto lá dos Prado baiano. Gente com tanta capacidade e tanta beleza, e ainda ser capaz de ficar com despeito dos outros. Que perda de tempo cruel! A S. é que tem razão: -Seu pai é o Gil ou o Caetano?
Adoro gente inteligente!

Observando como as idéias e pensamentos vêm à tona, só me confirma uma coisa que eu saquei com o passar do tempo e da vida, que a minha forma de pensar é baseada na multiplicidade rizomática ad infinitun.

Voltando aos contos, dá p/ encontrar na web alguns contos e contos mais, em português, de Kafka e outros autores.