Writing, Flying and Huevos Revueltos

May 19, 2006

Imigração Canadá




Nas últimas semanas recebi 3 msgs de brasileiros pedindo infos sobre o Canadá com finalidade de imigração p/ este paízinho frio.
Então, les voilà:

O Canadá é um país grande e com culturas diversas. Moro no estado do Québec, que é francófono e muito frio. Depois de uns 5 anos tenho muita dificuldade de suportar este frio, que começa em outubro e vai até maio (está frio agora, 22 de maio, embora todas as folhagens estejam verdes, mas o pior é que faz quase 1 mês que está chovendo todos os dias sem parar e não tem sol!!). Em todo caso, eu adoro Montreal e sou muito feliz de morar aqui, mesmo se preciso de mais vitamina D.

Para quem está pensando em emigrar do Brasil, o melhor é se informar com pessoas que estão aqui há menos de 5 anos e idéalmente o máximo de 2. Imigrantes que chegaram há mais de 5 anos estão muito distantes da realidade de novos imigrantes e a visão que temos, tanto quanto nossas prioridades, vão se distanciando com os anos. Eu sempre aconselho aos pretendentes à imigrantes canadenses à:
1. procurar por listas de discussão de brasileiros sobre imigração p/ o Canadá;
2. através destas listas, contatar pessoas com a mesma profissão, faixa etária e que morem na região almejada;
3. à pensar objetivamente sobre a capacidade ou não de aguentar um frio que, no caso do Québec, gira em torno de -15, -20 graus no inverno e que pode chegar até a -50 ou mais, com o vento em certos dias de dezembro. E se informar sobre a realidade do clima nos outros estados canadenses.

Frase preferida do quebequense: “meu país é o inverno”
P/ pessoas esportivas, ou em todo caso ativas, a adaptação será mais fácil, sobretudo se gostam de esportes de inverno.

Profissão
Em geral, tenho a impressão que um imigrante recém-chegado terá mais oportunidades numa província anglófona; talvez devido à proximidade cultural com os EUA aonde o pragmatismo prima, à uma abertura maior à influências de outras culturas, à uma cultura menos movida à clichés terceiro-mundistas, à inexistência de uma preocupação quase constante com a proteção de uma identidade cultural ? Não sei. Mas friso que esta é só uma impressão, opinião bem subjetiva. Pode até ser discriminação minha. Só estou dando uma dica p/ que o candidato à imigrante faça uma pesquisa profunda. Em todo caso, a competência e o interesse da pessoa de acompanhar as inovações no seu ramo de especialização serão ítens primordiais.

O povo
Clique aqui p/ ler o post: Culpa do poeta japonês.
leia tbém: How Polite We Are

Mesmo se a diferença com os franceses é grande, a cultura no Québec permanece européia, mas em nenhum outro lugar encontraremos uma fusão tão justa entre América e Europa. P/ brasileiros, algumas características podem irritar um pouco, como a falta de civilidade do povão em geral, mas isso nós não percebemos logo no ínício. Um outro problema que o brasileiro enfrenta aqui é o sentimento de invisibilidade que pode, contudo, ser transcendido e mesmo muito bem aproveitado. Segundo minha experiência, com um quebequense nós raramente teremos umas gargalhadas gostosas, mas por outro lado também raramente ouviremos algum comentário negativo sobre uma outra pessoa, e o mais importante é que eles respeitam compromissos e horários.

Minha escolha seria esta se ...
O estado de British Columbia, além de ter um clima mais clemente, oferece maiores oportunidades de emprego do que o Québec. Uma pesquisa deveria ser feita pelos interessados sobre a média climática no inverno. A cidade de Vancouver é muito interessante, o problema é a chuva omnipresente.

Sistema de saúde, o caos
No estado do Québec, um problema não negligenciável é a péssima qualidade do sistema de saúde em geral e dos médicos em particular. Não conheço pessoalmente a situação do resto do país. Não existem clínicas privadas e temos que enfrentar hospitais -urgência- e clínicas governamentais lotadas. É claro que existem exceções à regra, dependendo do dia e da boa estrela de cada um. Em Montreal, esta situação é a mesma depois que o governo fechou ao mesmo tempo 7 hospitais e cortou verbas p/ a saúde.

Aconselho à pessoas que querem vir p/ o Canadá de guardar um pé à terra no Brasil, e ao menos durante alguns anos, continuar pagando um seguro saúde. No caso de doença grave, é melhor dar um pulinho no Brasil p/ fazer examens ou mesmo cirurgias que pedem uma certa urgência (ou fazer como alguns que vão p/ a Índia se tratar nos hospitais de lá). Para os adeptos de medicinas alternativas, o melhor é ficar sempre em contato com o terapeuta ou médico brasileiro (conheci uma brasileira que enviava um e-mail p/ seu homeopata cada vez que precisava, ele prescrevia o remédio e alguém de sua família pagava a conta lá no Brasil); no que diz respeito à Montreal, é difícil achar um bom terapeuta naturalista, além de serem caríssimos e alguns mesmo perigosos (tive expêriencias ruins com homeopatas em Montreal, que não são médicos e, muitos, tristemente inexperientes).

Estudar aqui
A vantagem do Canadá é em relação aos estudos, relativamente baratos comparados aos EUA e mesmo ao Brasil. Mas confesso que estou completamente por fora deste assunto depois que terminei o meu mestrado e sem vontade nenhuma de começar um doutorado, como era meu plano.

Porque não a Califórnia, USA?
P/ quem gosta do clima do Brasil e do que é positivo na cultura brasileira, ótimas opções são as cidades de San Diego, Santa Mônica e Berkeley, na Califórnia.

Links

Canadá
Tapioca Congelada
Toronto para Brasileiros
Associação Brasileira de Alberta
Brazilian Community Association/BC

EUA
Comunidade brasileira na Califórnia
Jornal Brasileiro em San Diego
Camera de comércio Brazil/California
Bons preços de viagens p/ o Brasil



k.
Wings: Writing, Flying and Huevos Revultos
http://montrealswinds.blogspot.com