Writing, Flying and Huevos Revueltos

September 11, 2006

Foto de 1820?

Bom, este final de semana fiquei sabendo que minha tataravó, a mulher nesta foto aqui, nasceu em 1800. Chamava-se Antônia Theodora de São José (1800 -1881). A foto foi tirada na fazenda Oliveira, região de Conceição de Ibitipoca, MG ( na época, comarca do Rio das Mortes); foi tirada provavelmente p/ comemorar o batizado do meu trisavô, Antônio Carlos de Oliveira, em 1840. A data da foto que está comigo, tem a data de1820, e quem colocou foi meu bisavô Eloi Praxedes Braga, que foi vereador de Juiz de Fora. Mas existe uma outra foto como esta no acervo do jornalista Adail de Oliveira, e a data escrita é 1840.

É sabido que o Brasil descobriu a fotografia de forma isolada da Europa, no Estado de São Paulo, em 15 de agosto de 1832.
Hércules Romuald Florence, um desenhista francês radicado no Brasil realizava pesquisas para encontrar fórmulas alternativas de impressão por meio da luz solar. Ele chegou ao Brasil em 1824. Entre 1825 e 1829, participou como desenhista de uma expedição científica, para registrar a Fauna e Flora Brasileira. De volta da expedição, Florence casou-se com Maria Angélica Alvares Machado e Vasconcelos, em 1830. Durante a década de 30, Florence deu sentido prático á sua descoberta que ele próprio denominou de "Photographie". Foi o primeiro a usar a técnica "Negativo/Positivo" empregado até hoje. Enfim, totalmente isolado, contando apenas com os seus conhecimentos e habilidade, e sem saber as conquistas de seus contemporâneos europeus, Népce, Daguerre e Talbot, Florence obteve em terras brasileiras o primeiro resultado fotográfico da história.

"O Nitrato de Prata, agente sensibilizante e princípio ativo da invenção de Florence, tinha um pequeno inconveniente: a imagem após revelada, passava por uma solução "fixadora" que removia os sais não revelados, mantendo a durabilidade da imagem. Constatou que a amônia além de ter essa função, também reagia com os sais oxidados durante a revelação, rebaixando o contraste da imagem final. Conforme seu diário, passou a usar a urina, rico em amônia como fixador "fiz isso por acaso"! De fato, um dia enquanto revelava, esqueceu e preparar o Fixador tradicional. Como a vontade e urina apareceu de re pendente, não poderia abrir a porta de seu laboratório, com risco de velar seus filmes. Acabou urinando em uma banheira e na confusão, acidentalmente passou suas chapas para lá.
Além de descobrir a própria fotografia, descobriu também o processo mais adequado para a fixação da imagem, que atualmente foi substituído pelo "Tiossulfato de Amônia" utilizado atualmente na fotografia Preto & Branco, Colorida, Cinema, Artes Gráficas e Radiologia".

Fonte: Prof. Enio Leite

Eu com 1 ano de idade



K.
Wings: Writing, Flying and Huevos Revueltos
http://montrealswinds.blogspot.com

Copyright©2005/2006 k.s. design. All rights reserved.

Minha tia que faleceu semana passada aos 81 anos era a criança sentada na cadeira


Icléia de Oliveira, sentada, e Anivalda de Oliveira com a sombrinha.

K.

Wings: Writing, Flying and Huevos Revueltos
http://montrealswinds.blogspot.com

Copyright©2005/2006 k.s. design. All rights reserved.