Writing, Flying and Huevos Revueltos

August 31, 2006

A triste história do padre Voador

Bartolomeu Lourenço de Gusmão nasceu em 1685 em Santos. Mostrou desde jovem interesse pelo estudo da física. Teve sua primeira invenção em 1707, com 15 anos; o alvará (23 de Março de 1707) foi a primeira patente garantida a um inventor brasileiro em pleno período colonial. Infelizmente não são conhecidos desenhos nem esquemas do modelo construído.

Em 1701, com 16 anos, partiu para Portugal p/ estudar. Volta p/ o Brasil em 1705, e embarca de novo para Coimbra em 1708, já ordenado sacerdote, p/ continuar seus estudos de Física e Matemática. Nesse ano trabalha no projecto de um engenho “mais-leve-que-o-ar”. Consta que ao observar uma pequena bola de sabão pairando no ar, se inspirou para a concepção de um balão cujo alvará foi-lhe concedido em 19 de Abril de 1709. Em 8 de Outubro do mesmo ano, Bartolomeu de Gusmão teve êxito absoluto na sua experiência, a notícia se espalhando rapidamente pela Europa e ele ganhando a alcunha de “O Voador”.

Em setembro de 1724 foge de Lisboa adoptando o nome falso de Miguel Santos, pois tinha sido denunciado ao Tribunal do Santo Ofício como apóstata judaizante, devido à sua amizade com cristãos novos brasileiros vigiados pelo Santo Ofício. Após dois meses em fuga, doente com febre, morreu em 18 de Novembro, no Hospital da Misericórdia, em Toledo, Espanha, aos 38 anos de idade, na mais completa miséria.

Fonte: Instituto dos Arquivos Nacionais da Torre de Tombo