Writing, Flying and Huevos Revueltos

July 18, 2007

Tico-Tico no Fubá, em francês



Videos
Se vc vier aqui, vai encontrar vários videos deste blog no youtube. E se vc vier aqui, vai encontrar diversos videos que fiz em Quebec, inclusive uma cantora cantando Tico-Tico No Fubá em francês.

Gente, eu não sei o nome desta cantora. Estávamos andando pelas ruas de Québec qdo ouvimos esta voz divina e fomos correndo procurar por ela! Foi um espetáculo e tanto, da cantora e dos músicos, vcs podem conferir a qualidade musical do show. Muito bom meeesssmo! E o povo todo dançando, a criançada em volta de mim tbém, com as mães e pais, uma alegria só. É disso q eu gosto deste povo daqui. Qdo tem um espetáculo na rua, todo mundo sai p dançar com os filhos... é tão bonito. Tem um video q eu captei imagens de uma menininha q me lembrava a Ingrid, filha da Bhumi, qdo ela tinha 5 anos (hoje ela tem 17, né?). Fiquei emocionada; me lembrei da gente dançando na Lagoa do Abaeté, em Salvador.

Aí nos vídeos, esta mulher q canta com vários timbres e q de vez em qdo me lembra a Virgínia Rodrigues (um pouquinho...) está, por exemplo, cantando Tico-Tico no Fubá, e outras músicas brasileiras (algumas tbém em espanhol), e cantando uma mistura de português com forte sotaque francês. A mulher tem muita presença, além de ser de uma simpatia de dar inveja. Nisso tudo, eu fico tão orguhosa da minha câmera! Ela é tão boa essa câmera fotográfica q fico com vontade de beijá-la! Pode um negócio desses, uma câmera fotográfica gravar até música com esta qualidade?! Não é um arraso, minha gente? E olhem bem, cliquem nas fotos só p/ verem os detalhes das imagens q ela capta. É um assombro...

Só um detalhe: observem nos vídeos algumas pessoas sentadas e andando atrás do palco, na parte de cima. Estão vendo? Elas estão em cima da muralha que encercla toda a cidade! Cliquem na primeira foto e vejam-na em tamanho maior; observem as muralhas em pedras. Pois Québec era uma vila fortificada por causa dos ataques vindos do alto-mar, ataques de piratas, na maioria dos casos. De verdade, Québec era uma cidade de piratas, corsários e mercenários. Muitos navios afundaram-se às suas margens; eles navegaram nas águas do rio Saint-Laurent de 1690 até 1814. Outro fato interessante é que o atual diretor do Muséu Naval de Québec, aonde a gente aprende todas estas histórias de pirataria, é André Kirouac, da família de Jack Kerouac, o escritor da Beat Generation!!