Writing, Flying and Huevos Revueltos

September 13, 2006

tiroteio em Montreal

Para as pessoas que estão tentando me telefonar p/ saber notícias: minha filha está bem! O colégio dela é do lado do colégio Dawson, aonde houve a fuzilaria, e ela sempre vai lá na hora do almoço p/ comer com os amigos. E justamente, as notícias começaram à correr à 12:40, e eu preocupada! Mas o problema é que todo o perímetro foi fechado e ninguém podia entrar. E começaram rumores de que um dos suspeitos fugiu dando tiros nas ruas. Não pude ir buscá-la à escola porque todo o centro da cidade perto da rua Sherbrooke, aonde é o colégio, está fechado, as estações de metrô e os ônibus que passam perto do perímetro também tiveram que parar de funcionar. Pude falar com ela pelo celular (um grande viva à technologia!) e ela está bem. A grande maioria de seus amigos estudam no colégio Dawson, ao lado, e ela conseguiu falar com a maioria e eles também estão bem. Sofrem um traumatismo, mas fisicamente estão bem.

Vi imagens pela televisão e vários estudantes estão gravemente feridos, tem muito sangue nas ruas e as pessoas correndo de um lado p/ outro. As imagens me fazem pensar em um país em guerra. As informações no momento são contraditórias: um dos suspeitos está morto, não se sabe com certeza se suicidou-se ou se foi a polícia que atirou. Também não sabem se foram estudantes. Sabe-se que um deles se vestia como punk, com cabelos Mowak. O suspeito correu até o shopping Center Alexis Nihon e foi cercado pela polícia no interior, mas não quiz se entregar.

Pensam que teve 2 ou 3 homens atirando, e os disparos começaram do lado de fora do colégio, à porta mesmo e foram entrando e atirando. No momento tem 20 vítimas que foram atendidas nos diferentes hospitais: 6 feridos em estado crítico, 4 em estado estável, e dois em estado grave; os outros não temos notícias. O suspeito que foi claramente identificado está morto, não sabemos se suicidou-se ou se foi morto pela polícia.

Por enquanto são as notícias que tenho. Tenho amigos que têm filhos que estudam neste colégio, mas ainda não pude falar com elas.

As ligações por telefone estão muitos difíceis porque todos estão usando o telefone. Então, não adianta me ligarem, mas gostaria de agradecer aos que já me telefonaram e que eu conseguí conversar com eles rapidamente mas ainda nervosa porque não tinha notícias claras de minha filha.