Writing, Flying and Huevos Revueltos

July 25, 2006

chá p/ perder o sono? URTIGA

Oi gente, as férias estão indo bem, vou colocar algumas fotos mais tarde, estou aproveitando tanto que não tenho tempo de ficar aqui alimentando máquina não e nem adianta ficar me enviando msg. Só vou responder p/ o meu caro Isaías, porque a msg dele já está ficando velha, desculpe-me. Ele me disse que estava precisando de um chá p/ "PERDER O SONO", o que eu não gosto de recomendar porque acho muito anti-natural. Mas em todo caso, como meus amigos sabem que eu tenho esta coisa de bruxa e gosto de recomendar receitas de “bonne femme”, ficam me perguntando receita disso ou daquilo, então vou passar a dica p/ quem ler o blog. Mas deixem-me frisar que só devem usar à noite quando precisarem terminar um trabalho urgente, e sobretudo, não abusar. O chá é um tônico muito potente, e normalmente deve ser tomado de manhã justamente p/ não influenciar no sono.

A famosa “Urtica dioica”, ou a famigerada URTIGA:
Sim, leram bem e direitinho, a urtiga é um excelente tônico e deve ser usada por pessoas doentes, fracas e esportistas que querem melhorar a performance, ou simplesmente por quem está se sentindo cansado, sem vontade e sem energia. É um ‘espanta fatiga”, além é claro de ter uma quantidade enorme de outras propriedades sobretudo contra a anemia.

A urtiga, apesar da sua má reputação, é uma planta medicinal potente. Tem propriedades depurativas, diuréticas, adstringentes, antianêmicas, antidiabéticas, antitiartríticas. Recomenda-se no caso de problemas ditos ‘femininos’, contra perdas brancas, hemorragias patológicas do útero, regras dolorosas, regras abundantes, etc. Muito boa também em casos de diarréias, dores reumatismales, artrite, excessos de açúcar no sangue, cansaço geral. A folha é potente diurétique, elimina os sais do organismo, é dépurativo e metabólica. Enfim, ótimo remédio durante a convalescência, menopausa, período menstrual, usada por mulheres, homens e crianças em qualquer época da vida.

É um remédio popular para purificar o sangue, sobretudo nas erupções cutâneas das crianças e problemas como eczémas. Dizem que também alivia hémorroïdas, cistite e problemas da próstata.

INSTRUÇÕES: Infusão para o tratamento de artrites, gota e reumatismo: um punhado de urtiga por litro de água; beber quatro chícaras por dia, tomar antes ou entre as refeições.
Decocção contra o diabetes: a decocção de folhas: dois punhados por litro de água, deixar reduzir de um terço ¼ de vidro vários por dia.

P/ tirar o sono? basta uma xícara, e o efeito é quase imediato.

Em todo caso, por mais informações, venham ler aqui no PLANTAMED porque o Zulmiro Alves da Fonseca conhece as plantas em geral e a urtiga mais do que eu.


K.
Wings: Writing, Flying and Huevos Revueltos
http://montrealswinds.blogspot.com

Copyright©2005/2006 k.s. design. All rights reserved.