Writing, Flying and Huevos Revueltos

July 12, 2007

Os Testículos do Père Lachaise e outras histórias... (voltei ao Père Lachaise 14 maio 2007).

Estava fechado... fiquei decepcionada prq no dia seguinte eu estava pegando o avião p Montreal; a polícia estava lá no cemitério e não deixavam ninguém entrar. Pena mesmo prq com a vontade que eu estava de fotografar, iria fazer fotos magníficas!!!

A primeira vez q fui no Père Lachaise, tirei vários filmes e todos, exatamente todos, saíram negros, totalmente negros... Um problema da câmera, eu imagino, prq o mesmo aconteceu com váras películas, de toda a minha viagem, aliás, eu salvei umas duas fotos de Londres. Bom, eu já conhecia há muito tempo o local, tinha ido várias vezes p/ passear e imaginar o passado daquele pessoal lá eternamente deitados. Mas, desta vez, fiquei lá parada no portal com algumas pessoas à volta. Esperando todos nós pela abertura dos portões. Os franceses, como sempre, de mal humor, xingando e dando patadas em todo mundo prq o cemitério tava fechado. Fui lá perguntar o q tinha acontecido à um policial que estava do lado de dentro e que eu tinha percebido a presença através de uma abertura mínima no portão, mas o mesmo não quiz me informar, só disse q o local estaria fechada todo o dia e talvez abriria o dia seguinte, frisou o talvez. Mas p mim seria trop tard pois no outro dia, na parte da manhã, eu estaria pegando o meu avião de volta para Montreal.

O interessante é que na manhã deste mesmo dia em que fui no Père Lachaise, encontrei-me num café na esquina da rua des Saints-Pères com Boulevard Saint Germain, ouvindo Yves Yacoel, um artista parisien, me contando que há anos atrás, o bairro do Père Lachaise foi de repente inundado por um cheiro horrível. As autoridades devidamente alertadas, procuram por tudo para descobrir a causa, ninguém conseguindo sair de casa, ou mesmo ficar, iam p/ outros bairros em desespero. Pela experiência, já suspeitava-se a origem e, finalmente, encontraram o corpo de uma tal de contessa que tinha sido visivelmente removido pos ladrões que estavam atrás de um anel da tal aristocrata, mas na hora q abriram o caixão eles foram os primeiros a serem infectados com o odor nauseabundo... sairam correndo deixando a contessa e seus bens intactos. Defesa do Além?!

Existem tantas histórias do Père Lachaise! Eu gostaria de um dia me sentar com Yves, prq ele é excelente p contar causos (a maioria dos franceses são!), e transcrever os seus racontars. É realmente interessante.

Sabiam que Père Lachaise era o conselheiro religioso de Luis XIV e que comprou a propriedade aonde fica o cemitério? A cidade de Paris resolveu transformar a terra em um cemitério e lá foram enterrados grandes deste século como Marcel Proust, Oscar Wilde, Edith Piaf, Jim Morrison , Rossini, Isadora Duncan, Satre, Moliere, Sarah Bernhardt, Chopin, Balzac, Proust, Gérard de Nerval, Chopin (cujo coração está em Varsóvia) Pierre Desproges, Alfred de Musset, Pissarro, Proust, Apollinaire, Colette, Simone Signoret... em meio
à magníficos vitrais Art Nouveau e um conjunto de esculturas realizadas por grandes escultores. Mas, enfim, os mais ilustres escultores e arquitetos do século XIX contribuiram a fazer do cemitério um lugar único no gênero. Chapu, David d'Angers, Barrias, Garnier, Guimard e Visconti realizaram obras de arte que ficariam imortalizadas nas pedras mortuárias (as esculturas da ala dos Marechais de Napoleão foram realizadas por David D'Angers). Dizem q a burguesia parisiense tomou conta do cemitério e resolveram embelezá-lo p/ afirmar o poder que tinham, transformando o local em um museu ao ar livre (e uma goroba sensacional em matéria de arte, misturando o gótico, romano, renascimento e clássico).

Exstem tanta história do local! Alguns defuntos serão enterrados lá anos depois de suas mortes, como por exemplo Théodore Géricault (lembram do Naufrágio do Medusa? É dele. Um grande pintor) que tinha sido enterrado 25 anos anos de entrar no Père Lachaise! E isso graças à Delacroix que encabeçou um movimento para arrecadar dinheiro p darem um túmulo decente ao pintor("Souscripteurs de toutes couleurs, gens qui encouragez les arts, faites un tombeau à Géricault !").

Lembram tbém da Heloísa? Aquela da Idade Média q teve amores e muitos filhos com o monje Abelardo e q por isso ele acabou tendo as suas partes íntimas arrancadas? Eles não fazem parte só da lenda, não. Existiram de verdade! E tudo o q é contado está nos arquivos da época. Abelardo, capado e em odor de santidade, morreu em 1142 mas seus ossos foram enterrados no Père Lachaise em 1817, ao lado de Heloísa, mulher sempre amada. E acho, foram enterrados nesta segunda vez no mesmo dia que Molière e La Fontaine! Mas isso tem q ser confirmado.

Uma das piadas q mostra bem o senso do humor de artistas e intelectuais franceses (pois é, gente, eles tbém tem isso - estou sendo muuuito irônica e chata pois eles têm um bom senso de humor sim) : o presidente francês Félix Faure, que morreu na cama com sua amante (e q foi anos depois inculpada, mas não condenada, pela morte de seu marido e de sua mãe) está representado na sua tumba coberto por uma bandeira da aliança franco-russa, mas a bandeira parece mais um lençol!
Tem tbém os imensos testículos do anjo/demônio do túmulo de Oscar Wilde e que, quebrados por mulheres indignadas, acabaram servindo de peso-papel ao diretor do cemitério!!