Writing, Flying and Huevos Revueltos

May 19, 2006

Imigração Canadá




Nas últimas semanas recebi 3 msgs de brasileiros pedindo infos sobre o Canadá com finalidade de imigração p/ este paízinho frio.
Então, les voilà:

O Canadá é um país grande e com culturas diversas. Moro no estado do Québec, que é francófono e muito frio. Depois de uns 5 anos tenho muita dificuldade de suportar este frio, que começa em outubro e vai até maio (está frio agora, 22 de maio, embora todas as folhagens estejam verdes, mas o pior é que faz quase 1 mês que está chovendo todos os dias sem parar e não tem sol!!). Em todo caso, eu adoro Montreal e sou muito feliz de morar aqui, mesmo se preciso de mais vitamina D.

Para quem está pensando em emigrar do Brasil, o melhor é se informar com pessoas que estão aqui há menos de 5 anos e idéalmente o máximo de 2. Imigrantes que chegaram há mais de 5 anos estão muito distantes da realidade de novos imigrantes e a visão que temos, tanto quanto nossas prioridades, vão se distanciando com os anos. Eu sempre aconselho aos pretendentes à imigrantes canadenses à:
1. procurar por listas de discussão de brasileiros sobre imigração p/ o Canadá;
2. através destas listas, contatar pessoas com a mesma profissão, faixa etária e que morem na região almejada;
3. à pensar objetivamente sobre a capacidade ou não de aguentar um frio que, no caso do Québec, gira em torno de -15, -20 graus no inverno e que pode chegar até a -50 ou mais, com o vento em certos dias de dezembro. E se informar sobre a realidade do clima nos outros estados canadenses.

Frase preferida do quebequense: “meu país é o inverno”
P/ pessoas esportivas, ou em todo caso ativas, a adaptação será mais fácil, sobretudo se gostam de esportes de inverno.

Profissão
Em geral, tenho a impressão que um imigrante recém-chegado terá mais oportunidades numa província anglófona; talvez devido à proximidade cultural com os EUA aonde o pragmatismo prima, à uma abertura maior à influências de outras culturas, à uma cultura menos movida à clichés terceiro-mundistas, à inexistência de uma preocupação quase constante com a proteção de uma identidade cultural ? Não sei. Mas friso que esta é só uma impressão, opinião bem subjetiva. Pode até ser discriminação minha. Só estou dando uma dica p/ que o candidato à imigrante faça uma pesquisa profunda. Em todo caso, a competência e o interesse da pessoa de acompanhar as inovações no seu ramo de especialização serão ítens primordiais.

O povo
Clique aqui p/ ler o post: Culpa do poeta japonês.
leia tbém: How Polite We Are

Mesmo se a diferença com os franceses é grande, a cultura no Québec permanece européia, mas em nenhum outro lugar encontraremos uma fusão tão justa entre América e Europa. P/ brasileiros, algumas características podem irritar um pouco, como a falta de civilidade do povão em geral, mas isso nós não percebemos logo no ínício. Um outro problema que o brasileiro enfrenta aqui é o sentimento de invisibilidade que pode, contudo, ser transcendido e mesmo muito bem aproveitado. Segundo minha experiência, com um quebequense nós raramente teremos umas gargalhadas gostosas, mas por outro lado também raramente ouviremos algum comentário negativo sobre uma outra pessoa, e o mais importante é que eles respeitam compromissos e horários.

Minha escolha seria esta se ...
O estado de British Columbia, além de ter um clima mais clemente, oferece maiores oportunidades de emprego do que o Québec. Uma pesquisa deveria ser feita pelos interessados sobre a média climática no inverno. A cidade de Vancouver é muito interessante, o problema é a chuva omnipresente.

Sistema de saúde, o caos
No estado do Québec, um problema não negligenciável é a péssima qualidade do sistema de saúde em geral e dos médicos em particular. Não conheço pessoalmente a situação do resto do país. Não existem clínicas privadas e temos que enfrentar hospitais -urgência- e clínicas governamentais lotadas. É claro que existem exceções à regra, dependendo do dia e da boa estrela de cada um. Em Montreal, esta situação é a mesma depois que o governo fechou ao mesmo tempo 7 hospitais e cortou verbas p/ a saúde.

Aconselho à pessoas que querem vir p/ o Canadá de guardar um pé à terra no Brasil, e ao menos durante alguns anos, continuar pagando um seguro saúde. No caso de doença grave, é melhor dar um pulinho no Brasil p/ fazer examens ou mesmo cirurgias que pedem uma certa urgência (ou fazer como alguns que vão p/ a Índia se tratar nos hospitais de lá). Para os adeptos de medicinas alternativas, o melhor é ficar sempre em contato com o terapeuta ou médico brasileiro (conheci uma brasileira que enviava um e-mail p/ seu homeopata cada vez que precisava, ele prescrevia o remédio e alguém de sua família pagava a conta lá no Brasil); no que diz respeito à Montreal, é difícil achar um bom terapeuta naturalista, além de serem caríssimos e alguns mesmo perigosos (tive expêriencias ruins com homeopatas em Montreal, que não são médicos e, muitos, tristemente inexperientes).

Estudar aqui
A vantagem do Canadá é em relação aos estudos, relativamente baratos comparados aos EUA e mesmo ao Brasil. Mas confesso que estou completamente por fora deste assunto depois que terminei o meu mestrado e sem vontade nenhuma de começar um doutorado, como era meu plano.

Porque não a Califórnia, USA?
P/ quem gosta do clima do Brasil e do que é positivo na cultura brasileira, ótimas opções são as cidades de San Diego, Santa Mônica e Berkeley, na Califórnia.

Links

Canadá
Tapioca Congelada
Toronto para Brasileiros
Associação Brasileira de Alberta
Brazilian Community Association/BC

EUA
Comunidade brasileira na Califórnia
Jornal Brasileiro em San Diego
Camera de comércio Brazil/California
Bons preços de viagens p/ o Brasil



k.
Wings: Writing, Flying and Huevos Revultos
http://montrealswinds.blogspot.com

9 comments:

  1. Prezada Khatya,
    muito obrigado por ter respondido algumas de minhas dúvidas sobre a vida no Canadá. Irei entrar em contato com outras pessoas através dos LINKS citados.

    Um abraço.

    ReplyDelete
  2. Oi k.s., que bom que vc respondeu! obrigadinha...

    ReplyDelete
  3. oi kat,
    Te agradeço muito pelo texto. Um abraço. Dei uma olhada no blog e adorei, vou voltar para ler mais depois. Um beijo.
    Simone Camacho.

    ReplyDelete
  4. não tenho muito à dizer sobre o post porque adoro a minha terrinha, mesmo com todos os problemas que encontramos aqui. Quando estava em Londres eu era muito feliz, mas aqui, eu sou mais...
    beijo.

    ReplyDelete
  5. delete a msg que enviei antes, cometi um erro, vou enviar outra. bises.

    ReplyDelete
  6. escreve sobre truques p/ conseguir sair do Brasil sem muita grana, é disto que preciso!

    ReplyDelete
  7. oi k.,
    meu nome é Marina Ventura. Meu grande sonho é ir morar aí pois gosto muito do francês, estudo aqui em Recife, e falo bem. Eu estava pensando em ir ficar alguns meses em Montreal, neste verão. Você pode entrar em contato comigo, a gente pode conversar mais sobre isso, por favor. meu e-mail: mvent124@hotmail.com.br.
    Um beijo.
    nota: a minha casa em Recife está à sua disposiçao, querendo vir aqui.
    Marina.

    ReplyDelete
  8. Hi! Just want to say what a nice site. Bye, see you soon.
    »

    ReplyDelete
  9. What a great site, how do you build such a cool site, its excellent.
    »

    ReplyDelete

Un peu de retenu, SVP! LOL :))