Writing, Flying and Huevos Revueltos

November 09, 2005

Grande Sertão: Veredas

Don Quixote, a história de um velho espanhol que acabou enlouquecendo de tanto ler romances medievais, foi votado, entre uma lista dos 100 melhores livros da história da humanidade, o melhor de todos. A votação, organizada pelos editores do Norwegian Book Clubs, sediado em Oslo e ligado ao Norwegian Nobel Institute, foi votada pelos 100 melhores autores de 54 países, entre eles o autor nigeriano Wole Soyinka, Nobel de literatura em 1986, o indiano Salman Rushdie, a sul-africana Nadine Gordimer, Nobel de 1991, o mexicano Carlos Fuentes, o americano Norman Mailer, o irlandês Seamus Heaney, Nobel de 1995, etc. Isso foi em 2002, mas até hoje o assunto dá pano pra muita manga.

Na lista, Cervantes ficou como o autor do melhor livro e Dostoevsky, como o autor de quatro livros cotados. Mais de dois terços dos livros da lista foram escritos por europeus, quase a metade foram escritos no último século e 11 foram escritos por mulheres.

Os livros representantes da língua portuguesa são Grande Sertão: Veredas de Guimarães Rosa, Ensaio sobre a Cegueira de José Saramago e O Livro do Desassossego de Fernando Pessoa.

K.S.
WINGS – WRITING, FLYING AND HUEVOS REVUELTOS

http://montrealswinds.blogspot.com/




1 comment:

  1. I love your website. It has a lot of great pictures and is very informative.
    »

    ReplyDelete

Un peu de retenu, SVP! LOL :))