Writing, Flying and Huevos Revueltos

October 24, 2005

Restaurante RUMI


Rumi: trechos de um de seus poemas

Escute a Ney (a flauta) que lamenta e tenta narrar a história do desterro.A Ney (pedaço de cana) que foi arrancada de sua origem (a raiz da cana), chora e lamenta; assim como o corpo de um ser que foi preenchido com o Sopro Divino (espírito) e está vazio de si mesmo.

Meu segredo não está longe de meus lamentos, mas os olhos e ouvidos físicos não possuem luz para enxergá- lo.Existe um segredo no interior de cada um de nós. É este segredo que devemos tentar seguir dentro de nós mesmo. Quando você é capaz de segui-lo, consegue encontrar a porta principal para a Origem. Seu corpo sem asas se transforma em um peixe feliz, que nadando alcança o Oceano.

O sopro dentro da Ney não é puro ar, é o fogo do amor; e aquele que não carrega esse fogo deixa de existir.
O segredo é uma luz. E quando a pessoa descobre a luz que conduz em direção ao seu Ser Interior, vê claramente o amor que a habita, e este amor a queima por dentro e nada mais tem importância.

Nenhum véu esconde o corpo do espírito, nem o espírito do corpo. E todavia, ser algum jamais viu um espírito.
Para alguns é muito difícil descobrir o segredo da Ney, o segredo de suas próprias saudades, porque eles não conseguem sentir seus próprios espíritos, portanto tão próximos de si mesmos! Uma coisa assim tão perto se torna imperceptível, como as lágrimas nos olhos. A Tua Essência Interior, que alguns chamam Deus, está tão perto de você quanto as suas jugulares. Isso talvez seja o motivo de nós não conseguirmos vê-La claramente.

Finalmente, parece que Rumi diz em seus versos que é o amor por nosso ser interior, e a saudade que temos dele, que nos motivam à existir.



Restaurane RUMI, Outremont:
Tenho uma coleção de msg p/ responder, mas como prefiro escrever no Blog, mesmo se não consigo ficar em dia com os comentariozinhos, vou deixar algumas na fila de espera.

Se existe um santo me lendo agora, e se este santo mora em Montreal, aí vai uma dica ótima p/ curtir um café/restaurante que tem um ambiente e uma clientela muito legal, comida gostossíssima e, fato interessante, os proprietários são dois irmãos judeus que se converteram ao Sufismo! Acreditem se quizer.
A comida é bem creativa, praticamente um menu novo à cada dia - o prato que pedi na semana passada será ligeiramente diferente se eu o peço hoje, porque o chef nunca cozinha como se fosse um robô. Vcs têm que ir lá p/ conferir os “meus dizeres”. Tem também um suco de gemgibre divino.
Eu frequento muito o lugar com amigos, ou só ou com o maridão e com a Catou. À cada ano praticamente comemoro o meu aniversário lá. Foi minha amiga Mai que me apresentou aos proprietários, depois, voltamos várias vezes e de vez em quando levo um p/ conhecer o lugar que é ótimo p/se esticar depois de um dia cheio de trabalho. Mas atenção, à partir da quinta-feira e durante o verão depois das sete da noite, é preferível reservar. Uma amiga me disse que em algumas sexta-feiras, depois que o restaurante fecha, tem um ritual Derviches (eles são dervishes que giram), mas isto fica em segredo.

O nome do restaurante é RUMI, homenagem ao poeta Afegão que viveu em 1207 d.C., e que tinha um nome longuíssimo mas ficou conhecido por este título pequeno e poético. Ontem nós estávamos lá e como era tarde e eu não estava com muita fome e o clima chuvoso e frio, só comi um Labné acompanhado do verdadeiro pão afegão, de forno de tijolo, como entrada e uma sopa deliciosíssima de lentilhas como prato principal. Quem frequenta muito o local também é o Jean LeLoup, que agora mudou de nome e escreveu um livro do qual eu li alguns trechos e adorei -vou comprá-lo-. Legal também é ir lá p/ sentar nas duas mesas ao lado da biblioteca e com bancos cheios de almofadas, para beber um chá de menta e comer uma sobremessa. Ótimo programa p/ as três horas da tarde! O endereço é: 5198, Hutchison, em Outremont. T= (514)490-1999.


4 comments:

  1. Eu trabalho em Outremont. Será que eles abrem na hora do almoco??

    Q

    ReplyDelete
  2. oi Queila,
    eu nunca fui lá na hora do almoço, mas creio que estão abertos sim. Vc pode telefonar, eles são super simpáticos.
    um beijo,
    K.

    ReplyDelete
  3. Super color scheme, I like it! Keep up the good work. Thanks for sharing this wonderful site with us.
    »

    ReplyDelete
  4. This site is one of the best I have ever seen, wish I had one like this.
    »

    ReplyDelete

Un peu de retenu, SVP! LOL :))