Writing, Flying and Huevos Revueltos

July 12, 2006

"Ninguém sabe se Zidane é um anjo ou um demônio; ele sorri como Santa Teresa e faz careta como um psicopata." Jean-Louis Murat, há anos atrás.


(Detalhe da foto que esteve em página principal de jornais argentinos com o título de Merda Amarela, e
aqui em linha - não vi nome do fotógrafo-.)

Hoje, Zidane se "explicou" na televisão. Mas não pediu desculpas porque segundo ele foi grave o que Materazzi fez e ele foi obrigado à responder p/ limpar a 'honra' da família.... Esta frase não me é estranha...

Além do mais, ele citou coisas confusas sobre uma tal de "força" de sua irmã e de como certas pessoas deveriam temer esta "força". Hum...hum... Algo confuso e que infelizmente não foi repetido pelos jornais. Porquê será? P/ não danificar ainda mais a imagem já francamente aloprada que ele está tomando com toda esta história de vendetta? Será? Será que a irmã do craque faz macumba? É feiticeira? ou é noiva de gente poderosa? Não percam os próximos capítulos (se a imprensa quizer...).

O negócio é que a imagem de Zidane está tão envolvida com interesses comerciais que é de se esperar que a FIFA, hipocritamente, ache mais avantajoso ignorar a vergonha que foi p/ o esporte mundial um capitão de equipe de futebol usar de violência gratuita em pleno jogo na frente de milhões de pessoas. Pelo silêncio e conivência da mídia, parece que é isso que vai acontecer.

A questão é: porque a mídia se cala, ou passa informações pela metade?

Mas voltando à foto aí de cima, quando Zidane não conseguiu guardar o riso na frente dos brasileiros, na derrota do Brasil, nem assim eu fiquei decepcionada. Este risinho sádico de Zidane, que Ronaldo e Ronaldinho tentavam não olhar de frente (imagino que p/ não quebrar-lhe a cara), deu força de coesão p/ que argentinos chamassem o Brasil de "Merda Amarela", título que foi estampado nos grandes jornais do país acompanhado desta foto.
Zidane riu como um menino. Ou, segundo Jean-Louis Murat, como um demônio.
O mais triste é que os jornais franceses, entre eles o outrora respeitável L'Express, tentam sujar a imagem de Materazzi (que aliás já não é muito limpa mesmo) como se atacar a vítima fosse a melhor forma p/ se limpar a imagem de Zinedine. Aliás, p/ os franceses, tudo é uma questão de nacionalismo. Alguns dizem descaradmente que a França só perdeu porque Zinedine foi expulso! E tem até um advogado francês pedindo a anulação do jogo!!!! É a imagem da França que está caindo ... A coisa toda está parecendo um caso de estupro público aonde, falta de vontade de punir o culpado, tenta-se provar que a mulher estuprada já não era mais virgem...
Muita gente parece esquecer (e alguns à ignorar) que, sendo um caso único de violência em copa do mundo, Zidane tem, além do mais, um lado obscuro já conhecido e cantado em versos e prosas. E uma série de expulsões por agressão (eu não sabia, mas dizem que em 1998, por exemplo, ele pisou num jogador da Arábia Saudita! Pisou mesmo! E foi expulso de campo.).
A imprensa francesa - da França mesmo, não do Quebec- está fazendo louvores 'à força da legendária cabeçada do "nosso Zidane nacional"!!! estou assistindo un filme de Monty Python ou é realidade? Acorde-me, por favor!
Zidane tem reputação de ser tomado por ataques bruscos de violência. Neste último jogo contra Portugal, ele foi advertido e conseguiu escapar de um cartão amarelo. "L'enfant terrible" do futebol, ele já agrediu à cabeçadas outro jogador na Copa dos Campeões da Europa em 2000, o zagueiro alemão Jochen Kientz (do Hamburgo) numa partida em que seu time estava perdendo por 3 a 1 do Hamburgo; na época, ele foi suspenso por cinco partidas por causa da expulsão. O juventus acabou perdendo e ainda foi multado em US$ 14 mil “por conduta imprópria de seus jogadores”. Em outra ocasião, assim que chegou em Cannes, ele também foi suspenso durante vários jogos por violência gratuita.
Mas sobre suas violências, a imprensa se cala, sobretudo a imprensa francesa, e nenhuma palavra escoa... p/ lembrarem que Matterazzi não é "un enfant de choeur".
Irônicamente, ele foi considerado melhor jogador do mundial desse ano e tudo indica que vai conservar esta nomeação, mesmo com toda publicidade que a FIFA faz p/ promover o espírito esportivo no futebol. Pior, pior é que a Fifa declarou que só não deu o prêmio ao jovem Ronaldo, de Portugal, por causa de seu "fair-play", ou melhor "falta de espírito esportivo", porque consideram que ele tem atitudes que por vezes vão contra o "bom andamento da equipe", nada relativo à violência ou coisa do gênero, enfim, coisa insignificante em comparação com o ato irreparável do Zidane.
O programa da FIFA sobre o fair-play diz o seguinte: "The generic concept of fair play is a fundamental part of the game of football. It represents the positive benefits of playing by the rules, using common sense and respecting fellow players, referees, opponents and fans."
hum...hummm...vai entender toda esta politicagem....


Vejam também:

K.
Wings: Writing, Flying and Huevos Revueltos
http://montrealswinds.blogspot.com

Copyright©2005/2006 k.s. design. All rights reserved.