A planta medicinal em questão é conhecida em francês como Petite Pervenche. Em latin o nome é Vinca Minor e em inglês, Myrtle, Creeping Myrtle, Periwinkle, Vinca; em Portugal ela é conhecida pelos nomes de Pervinca, Erva-da-inveja, Congrosa, Vinca, Chachaméu, mas eu ignoro como é conhecida no Brasil e na América Latina.
Esta planta foi muito citada por Madame de Sévigné que no fim do século 17 clamava seus méritos terapêuticos. Mais tarde, ela inspirou poetas e escritores, sobretudo em poemas e histórias com um fundo gótico ou recitos aonde eram citados componentes de filtros de amor.
Planta fundamental nos ritos de magia da Idade Média, ela tinha a reputação de fazer aparecer na fumaça, se jogada no fogo, os espíritos de pessoas amadas. Por isso ela é tbém chamada, em francês, de "violette de la mort", violeta da morte, ou "violette des sorcières", violeta das feiticeiras. Hoje em dia ela é reconhecida por sua ação ao nível da circulação cerebral; favorisa a circulação e ativa a oxigenação dos vasos sanguíneos. Esta planta entra na composição de vários medicamentos; não é uma solução milagrosa mas contribui na melhora de problemas ligados à insuficiência da circulação cerebral como problemas de memória, dificuldade de concentração, problemas da visão e audição na velhice, problemas de equilíbrio e vertigem. Antigamente era tbém usada no tratamento da diabetes e como forma de estancar as hemorragias. Atualmente usa-se igualmente para baixar a tensão arterial e no combate a certos tipos de câncer. Mas, atenção!, antes de usá-la, é necessário eliminar a possibilidade de presença de uma patologia grave ao nível cerebral pois um tumor cerebral poderia mesmo aumentar rapidamente devido à melhora da irrigação sanguínea! (ela não pode melhorar problemas de memória decorrentes da doença de Alzheimer).
Voici uma receita de filtro de amor, segundo mestre Albert, dominicano:
"Água pura de fonte, uma pétala de rosa (rosa galica) que a gente deixa macerar na água da fonte; à esta bebida, misturar uma pétala da Petite Pervenche (vinca minor), e deixar tbém macerar. Filtrar a bebida e oferecer à pessoa de quem queremos ser amados".
Mas, atenção, muita atenção, não comam nada oferecido por uma pessoa q conhece o poder das plantas e de quem vc suspeita estar apaixonada por vc! (rsos). Isso prq existem receitas como esta: antes do nascer do sol, colher 7 folhas de vinca; depois q o sol brilhar no céu, misture estas folhas com 7 gotas de suas lágrimas e deixe secar ao sol por 3 dias completos. Depois de seco, transforme a mistura em um pó bem fino e sirva como condimento em cima da carne grilhada que vc deverá oferecer, junto com vinho tinto em taças de cristais, à pessoa de quem vc quer ser amada. (... ainda bem q sou vegetariana...rsos).
. . . . . . . .